Ciência se vale das propriedades naturais dos óleos essenciais para melhorar a saúde e qualidade de vida, através de sua aplicação no dia a dia.
Benefícios vão desde o alívio de dores, redução do estresse e alívio da insônia, até o combate e auxílio no tratamento de problemas físicos e mentais. Além disso, seu uso nos cuidados estéticos também pode ser muito positivo à qualidade de vida.
Os óleos essenciais conferem benefícios à nossa saúde e nossa casa o ano todo. Contudo, na primavera, eles ainda nos trazem o aroma e sensações das plantas e flores, nos lembrando como a natureza pode melhorar nossa qualidade de vida.
Por isso, aproveitando o início da estação das flores, no post de hoje vamos falar sobre os principais benefícios da aromaterapia. Antes, porém, vamos explicar do que se trata essa ciência e contar um pouco sobre como podemos inserir os óleos essenciais em nosso dia a dia.
Aromaterapia: o que é
É uma linha de tratamento natural, que se vale das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, que são substâncias retiradas de plantas e flores. Seus feitos terapêuticos podem auxiliar na redução de dores, controle do estresse e da ansiedade, no tratamento de problemas respiratórios, no estímulo da memória e da concentração, na potencialização das defesas naturais do organismo e na melhora dos sintomas da TPM e menopausa, entre muitos outros.
Conheça um pouco sobre os óleos essenciais mais procurados aqui na Vida Saudável:
Lavanda
Tem ação calmante; auxilia na redução de ansiedade e estresse; ajuda a combater crises de pânico e insônia; além de ser anti-inflamatório, analgésico e antisséptico; melhorar a imunidade; aliviar dores musculares e reumáticas e ter funções estéticas.
Menta piperita
Traz energia, vitalidade e conforto; combate cansaço, e estresse; tem ação anti-inflamatória e analgésica; é bom para indigestão; ajuda a aliviar dores de cabeça; é expectorante e descongestionante, promovendo a liberação das vias nasais; ajuda a reduzir oleosidade da pele e cabelos e auxilia no trato de acnes e cravos.
Laranja doce
Reduz ansiedade e estresse; ajuda com a criatividade; tem ação antisséptica, analgésica e antiviral; é benéfico para o sistema digestivo e ajuda a regular o apetite; combate a agitação e hiperatividade infantil e insônia; melhora o sistema imunológico. Estimula o colágeno da pele, ajuda com celulites e estrias.
Eucalipto
Auxilia na concentração; reduz o cansaço mental; ajuda a controlar a raiva e irritabilidade; minimiza ansiedade e estresse; auxilia no sono; tem ação anti-inflamatória e analgésica; alivia dores musculares e articulares; melhora a imunidade; ajuda com problemas respiratórios; é um repelente natural e alivia o incômodo das picadas de insetos.
Gerânio
Traz equilíbrio emocional; auxilia na redução de medos e inseguranças; facilita o relacionamento interpessoal; tem ação anti-inflamatória e antisséptica; é um equilibrador natural dos hormônios femininos; ajuda com sintomas de TPM e menopausa; combate o envelhecimento precoce e ajuda com celulites e estrias.
Melaleuca
É revitalizante; purifica a energia do ambiente; combate o esgotamento mental; tem ação anti-inflamatória, antibiótica, antiviral e antifúngica; melhora a imunidade e os sintomas de gripes e resfriados; é um potente adstringente; auxilia no tratamento de feridas e espinhas inflamadas; combate a queda de cabelo.
Mas afinal… como eu uso os óleos essenciais?
Muitas são as formas de empregá-los em seu dia a dia e você pode usar e abusar dessas substâncias. Confira as nossas dicas:
- Em aromatizantes de ambientes
- Em difusores eletrônicos
- Como óleos de massagens
- Como perfume
- Pingar umas gotinhas no box, antes do banho
- Colocar na cama, nos travesseiros ou cobertas
- Pingar nas caminhas/casinhas dos pets
Como vimos, os óleos essenciais, além de trazer a sensação de perfume e bem-estar que as flores conferem ao nosso cotidiano, também podem trazer inúmeros benefícios à nossa saúde. Além disso, eles enriquecem os nossos ambientes com tantas formas de usá-los, o que os torna ainda mais versáteis. E você já está usando e abusando das tantas vantagens da aromaterapia?