A aveia é originária da Ásia e tem sido cultivada há dois mil anos em diversas regiões do mundo. Antes de ser consumida como alimento, a aveia era utilizada para fins medicinais.
O cultivo da aveia na Europa foi generalizado. O cereal era o alimento principal para as pessoas de muitos países europeus, incluindo a Escócia, a Grã-Bretanha, a Alemanha e os países escandinavos. No início do século XVII, os colonos escoceses levaram a aveia para a América do Norte. Atualmente, os maiores produtores de aveia incluem a Rússia, os Estados Unidos, a Alemanha, a Polônia e a Finlândia.
É um alimento leve, de digestão lenta, que traz uma sensação de saciedade boa e gostosa. Sua riqueza em fibras possibilita a limpeza do organismo do excesso de gorduras ingeridas, regularizando as funções intestinais e mantendo a saúde do trato digestivo. A saciedade que a ingestão de aveia nos dá ajuda na redução do peso do corpo. A seguir, vamos conhecer os benefícios da aveia para saúde.
Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total. A aveia contém uma combinação certa de proteínas e carboidratos que mantém a saciedade. Porém, para ser eficiente a aveia tem que ser consumida todos os dias. O cereal contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo de muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo. Os flocos de aveia contêm uma boa quantidade de proteína em comparação com outros tipos de cereais. A aveia também contêm fitoquímicos que fornecem uma proteção contra várias doenças crônicas. Um equilíbrio saudável de ácidos graxos proporciona longevidade e boa saúde
A aveia possui dois tipos de fibras: uma parte são fibras insolúveis, como a celulose, que as enzimas do nosso corpo não conseguem “quebrar”. No entanto, o destaque do cereal são suas fibras solúveis, as beta-glucanas, que são parcialmente digeridas pelo intestino. Elas p “sugam” a água do corpo. Dessa forma, elas crescem de tamanho e vão formando um gel que forra a parede do estômago e do intestino, retardando o esvaziamento gástrico e prolongando a saciedade. Sendo assim, o consumo de aveia é interessante para quem faz dieta.
A aveia oferece diversas propriedades tanto cruas quanto cozidas, e pode nos ajudar a perder peso das duas maneiras. No entanto, a verdade é que a aveia crua conserva melhor os seus nutrientes. Ou seja, ao cozinharmos a aveia, ela perde muitos de seus minerais, fibras e enzimas que ajudam o nosso sistema digestivo e o nosso corpo a eliminar toxinas. Além disso, ela também perde vitamina B, vitamina E e diversos antioxidantes. Por outro lado, a aveia cozida tem um sabor mais agradável, sendo mais fácil de digerir e até de mastigar. No entanto, ainda que o sabor e a textura possam ser diferentes, no caso da aveia crua, ela ganha a batalha, já que podemos suavizá-la deixando-a de molho ou misturando-a com frutas e outros alimentos.